QUEM SOMOS
A NOSSA HISTÓRIA
A Tradballs nasceu em 2005, em Lisboa, de forma informal, com a motivação e com o grande interesse de alguém pela música e dança tradicionais mas, sobretudo, com a vontade e o gosto de poder proporcionar aos outros novos conhecimentos, contactos, experiências e partilhas através deste tipo de danças.
Em 2008, com a necessidade de se tornar num grupo mais formal, é criada a Tradballs – Associação para a Promoção e Divulgação de Cultura e Artes Tradicionais continuando, no entanto, a dedicar-se à música e á dança tradicionais, cuja redescoberta tem, desde que surgiu, cativado o mais variado público, oferecendo uma nova forma de convívio e de partilha de emoções, valorizando, simultaneamente, a cultura e a tradição.
Decorridos 8 anos desde os seus primeiros passos, a Tradballs continuou a acreditar, a crescer e a querer fazer mais e melhor em prol da música e da dança tradicionais, passando em Fevereiro de 2013 a assumir uma nova denominação: TRADBALLS – Cooperativa de Artes & Cultura Tradicionais.
MISSÃO
Promover e Divulgar a Arte e a Cultura Tradicionais através da organização de espectáculos de música e de dança tradicional. Desenvolver acções de formação. Criar e editar publicações próprias. Fomentar o intercâmbio e a cooperação entre associações e organismos nacionais e estrangeiros que partilhem os mesmos objectivos e valores.
VISÃO
Acreditando que as Danças Tradicionais Europeias promovem a inclusão, a entrega, a integração, a partilha e a motivação, e que contribuem para uma maior socialização, respeito pelo próximo, desenvolvendo e criando um maior sentido de igualdade e de comunidade, a Tradballs assume o compromisso de assegurar uma atitude atenta e responsável em todas as suas atividades. Ser uma inspiração e um exemplo para as futuras gerações.
VALORES
Os valores da Tradballs baseiam-se numa vertente social e emocional em conjugação com uma vertente lúdica e de aprendizagem: Paixão pela Dança e Pela música Tradicional. Transparência e Humildade. Inclusão e Integração. Entrega e Partilha. Sorrisos e Abraços. Amizade e Respeito. Trabalho em Equipa e Espírito de Grupo com sentido de responsabilidade.
EQUIPA
Alexandre Matias
Desempenha as funções correspondentes à categoria de Direção de Programação e de Produção e ao Ensino de Danças Tradicionais. Pós-graduado em Dança em Contextos Educativos pela FMH (Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade de Lisboa) e bacharel em Engenharia Eletrotécnica, fundou a Tradballs em 2005.
Tanya Cruz
Desempenha as funções correspondentes à categoria de Produção Executiva, Divulgação e Apoio à Gestão corrente. Pós-graduada em Dança na Comunidade pela FMH (Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade de Lisboa) e licenciada em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa – FCSH, integra a Tradballs desde 2012.
Miguel Moreira
Músico, Produtor, Engenheiro e Técnico de Som, desempenha funções técnicas de som nos eventos organizados pela Tradballs desde 2012.
Joana Rita
Ilustradora curiosa e multifacetada, apaixonada pelo mundo das histórias e interessada em cruzamentos artísticos, é responsável pelo Design, Ilustração e Imagem da Tradballs desde 2014.
Patrícia Teixeira
Apaixonada pelo processo criativo que transforma conceitos em identidades visuais e experiências marcantes, Interessada em cultura de paz e colaboração comunitária. Colabora com a Tradballs desde 2012 e no desenvolvimento do presente website.