Eventos Culturais
Festivais baseados no conceito “de dia aprende-se, à noite baila-se”, popularizado por festivais nacionais e internacionais com a mesma temática e dinâmica, e tem como objetivo canalizar o público, já de si interessado em cultura tradicional, para outras iniciativas de cariz semelhante, criando, assim, novos tipos de público. Segue um modelo de workshops de dança e de música tradicional ao longo do dia e de concertos/ bailes à noite, os quais são pensados de forma a pôr em prática os conhecimentos adquiridos nos workshops.
O FEST-i-BALL, o RAIZ d’ALDEIA e a PASSAGEM d’ANO são festivais onde os dias são intensos, preenchidos com workshops e actividades, e as noites, com os seus bailes, mágicas!
Estes festivais destinam-se a pessoas de todas as idades e de todos os estratos sociais, a famílias e, até mesmo, aos “pés-de-chumbo”. Dos 8 aos 80 anos todos podem e devem dançar!
Fest-i-ball
Festival bianual que se realiza, desde 2005, em março e em outubro, no Teatro da Luz, em Lisboa. A programação vai de sexta a domingo à noite e o festival caracteriza-se por um ambiente familiar e acolhedor.
A programação do festival é pensada de forma a abranger vários níveis de aprendizagem, de dificuldade e de interesse, contando com workshops de dança para bailadores iniciados, intermédios e avançados; e com workshops/ atividades dedicadas a crianças e famílias. Em simultâneo realizam-se workshops de música ensemble, estruturados de modo a abranger diversos instrumentos musicais e vários níveis de aprendizagem; orientados por um músico/professor membro do grupo que consta na programação. Durante o workshop é ensinada uma música específica e à noite, no baile, todos os participantes no workshop são convidados a tocar, em palco com o grupo, enquanto na plateia se dança.
RAIZ d’ALDEIA
Festival anual que se realiza em Junho, em Janeiro de Cima (Fundão) desde 2011, com programação de quinta à noite a domingo à tarde, com ambiente familiar e acolhedor, destinado a todas a idades.
É baseado no conceito “de dia aprende-se, à noite baila-se”. Segue um modelo de workshops de dança e de outras actividades ao longo do dia e de concertos/ bailes à noite, os quais são pensados de forma a pôr em prática os conhecimentos adquiridos nos workshops.
O Raíz d’Aldeia é um projecto de divulgação e de dinamização de espaços de interesse histórico, cultural e natural com actividades de animação de raiz tradicional europeia, integrando valores e património material e imaterial, capazes de gerar visibilidade e dinâmicas nas comunidades locais. Uma das preocupações essenciais do Raíz d´Aldeia é, claramente, potenciar as sinergias locais.
PASSAGEM d’ANO
Festival anual que se realiza em Dezembro, em Coimbra, com programação de três ou quarto dias, com ambiente familiar e acolhedor, destinado a todas a idades. Habitualmente realiza-se no Centro Norton de Matos.
A programação do festival é pensada de forma a abranger vários níveis de aprendizagem, de dificuldade e de interesse, contando com workshops de dança para bailadores iniciados, intermédios e avançados. Em simultâneo realizam-se workshops de música ensemble, estruturados de modo a abranger diversos instrumentos musicais e vários níveis de aprendizagem.